quinta-feira, 5 de novembro de 2009

A comida é um vicio?

Ontem estava vendo tv, quando o Jô Soares falou que era viciado em comida, como um alcoolatra é viciado em bebida e um fumante é viciado no cigarro e não adiante uma pessoa oferecer uma nesguinha de bolo que o viciado só se contenta com o bolo inteiro. E eu me identifiquei muito com isso que ele disse, pois acho que é exatamente assim como me sinto, e encontrei um tento interessante que fala sobre o assunto.

Vício de comer é um termo contemporâneo usado para descrever uma desordem patológica: o desejo compulsivo e excessivo de consumir alimentos. Esta condição não só é manifestada pela ingestão anormal de alimentos, mas também pelo desejo de consumir alimentos que são, em si mesmos, prejudiciais para o indivíduo. Embora a sociedade e a profissão médica tenham facilmente compreendido o alcoolismo e vício de drogas, é só nos últimos anos que existe uma igualdade na aceitação do fato de que as pessoas podem ser viciadas em comida da mesma forma. Quando qualquer substância é ingerida em excesso independente do seu potencial de dano à saúde, essa substância é encarada como um vício. Os indivíduos que usam essas substâncias ao extremo são viciados; estas pessoas tornam-se fisiologicamente e mentalmente dependentes dessas substâncias, neste caso os alimentos.

Basta fazer-se algumas perguntas importantes para determinar a sua dependência:

Você come quando não está com fome ou quando você se sente fraco ou deprimido?
Você come em segredo ou come na frente de outras pessoas de maneira diferente do que quando está sozinho?
Você consume grandes quantidades de alimento para depois causar vômito ou tomar laxantes para se livrar do excesso?
Existem alimentos que são prejudiciais para você, mas você os come mesmo assim? Você se sente culpado depois de comer?
Se você respondeu sim a qualquer uma destas perguntas, então você provavelmente é viciado em comida.

Vício de comer, como acontece com qualquer outro vício, é uma perda de controle. O indivíduo compreende que a sua maneira de comer é prejudicial, mas continua com o comportamento destrutivo. O fenômeno do vício alimentar é fisiológico e psicológico.

Muitas pessoas têm o que pode ser denominado de "alergias alimentares". Trata-se de alimentos que quando ingeridos causam sintomas negativos e alterações no corpo, mas ao mesmo tempo provoca desejos. O indivíduo, por exemplo, o diabético, pode se sentir "doente" pela ingestão de açúcar, mas irá continuar a desejá-lo e comê-lo em excesso, e a sofrer efeitos adversos. Outros estudos também estão sendo feitos sobre certas proteínas do leite e do trigo que, quando ingeridas em grandes quantidades, produzem efeitos semelhantes aos de narcóticos. Esses indivíduos podem estar sofrendo de depressão, baixa auto-estima ou solidão, mas se sentirão melhor quando consumirem grandes quantidades de alimentos ou de certos alimentos, tais como sal ou chocolate. Esse sentimento de bem estar logo dá lugar ao sentimento de mal-estar ou de culpa, levando a uma maior depressão. Porque o viciado está fora de controle, ele ou ela vai se virar mais uma vez para o consumo de comida de uma maneira consciente ou inconsciente, como um esforço para se sentir melhor.

Viciar-se em alimentos não depende de idade, raça, sexo e gênero. Eles podem estar acima do peso, de baixo peso ou de peso normal. O que todos têm em comum é sua obsessão por alimentos. A pessoa obesa sofre humilhação devido ao excesso de peso; talvez sejam letárgicos e sedentários, incapazes de se movimentarem livremente. A pessoa de pouco peso pode ser bulímica; apesar de comerem obsessivamente, eles têm tanto medo de ganhar peso que acabam provocando vômito, tomando laxantes, ou fazendo exercício compulsivamente. Às vezes eles alternam seus hábitos com períodos de anorexia, evitando alimentos de uma forma não saudável para controlar seu peso. A pessoa de peso normal, apesar de aparentar ser normal, pode ser obcecada com comida, pensando constantemente sobre o que comer ou no quanto pesa. O assunto de comida em geral é um sofrimento para eles; estão sempre contando calorias compulsivamente e comendo sem prazer.

O vício de comer é uma condição séria com muitas consequências negativas à saúde. Obesidade, distúrbios psicológicos, diabetes e anomalias gástricas são apenas alguns exemplos.

O primeiro passo para a recuperação é, naturalmente, reconhecer e aceitar o problema. Clinicamente, os indivíduos devem identificar quais alimentos – chamados de gatilhos - causam os sintomas alérgicos e desejos.

Não há nenhuma maneira fácil para combater o vício alimentar; esse processo exige disciplina intensa para modificar os padrões alimentares e o estilo de vida. Um programa manejável de exercício deve ser adotado, assim como mudanças alimentares que podem ser mantidas. Tentativas ambiciosas para mudar os padrões alimentares bruscamente ou para perder peso rapidamente raramente têm sucesso a longo prazo.

3 comentários:

  1. Vicio em comida = Depressão, to fora! Beijos e muito obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post linda... tem um selinho pra vc lá no meu blog

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga, é assim que me sinto as vezes... Estou tentando me livrar desse vicio, mas não é fácil. Faço, faço dieta, me controlo e daqui a pouco ponho tudo a perder devoro uma barra de chocolate, balas, enfim qualquer coisa doce que eu achar. Estou até fazendo acompanhamento psicológico pra me curar... Adorei seu Blog
    Beijos

    ResponderExcluir

Veio aqui e não vai comentar? Diz alguma coisa...